Segurança em casa

22, Fev 2022
Os bebés desenvolvem-se muito rapidamente e quando damos por isso já andam, curiosos e aventureiros, à descoberta do mundo.
Por isso devemos preparar com antecedência a nossa casa tendo em conta os comportamentos e a curiosidade de uma criança saudável.
Devemos olhar para a casa pelos olhos da criança, encontrando em cada divisão as coisas que possam atrair a sua curiosidade.
No Quarto
Cama
A cama deve ser sólida e estável, sem arestas ou elementos que possam prender ou magoar o bebé. As grades devem ter no mínimo uma altura interior de 60 cm, aberturas inferiores a 6 cm e um colchão adequado. Deve obedecer às normas de segurança europeias.
Fraldário
O móvel para mudar o bebé deve ser estável ter um rebordo elevado.
Para a muda do bebé deve ter tudo o que precisa junto a si, por forma a estar em contacto com o bebé ininterruptamente (basta uma segundo para que o bebé rebole e caia).
Brinquedos
Devem sempre ser adequados à fase de desenvolvimento da criança, e estarem disponíveis para a brincadeira com condições de segurança.
Na Casa de banho
Prepare a casa de banho para o banho do bebé. Verifique a temperatura da água antes de começar o banho e utilize meios de protecção adequados (banheira adequada ao bebé, tapetes antiderrapantes,..)
Na Cozinha
A cozinha apresenta vários riscos para um bebé. Por isso:
– Feche portas e gavetas para impedir o acesso aos utensílios de cozinha (facas, pratos, copos de vidro, etc), alimentos e materiais de limpeza;
– Tenha atenção às fontes de calor pois podem provocar queimaduras (alimentos líquidos quentes, pegas de panelas, tachos ou frigideiras, a porta do forno, etc.).
– Tenha atenção aos alimentos aquecidos no microondas, pois muitas vezes os recipientes estão mornos e os alimentos que contém a ferver.
Na sala
Fontes de aquecimento
Deve impedir o contacto com lareiras, radiadores ou outras fontes de aquecimento.
Ver todos os artigos