O Arroz Doce Português

22, Fev 2022
O arroz doce é uma receita simples e tradicional da cozinha portuguesa, que sempre desempenhou um papel importante em festas e romarias. E particularmente em festas de casamento. A herança do arroz doce vem possivelmente dos mouros que habitaram o território antes da independência portuguesa a partir do século XII. Ingredientes simples e fáceis de identificar criaram uma variedade de receitas que permitem estabelecer uma rota do arroz doce.
Consta que terá sido difundido através da Pérsia, e as suas origens indicam a Índia e a Indonésia os países onde a variedade de qualidades é maior. Na Idade Média fazia-se farinha de arroz para a confeção de doces mais delicados. E o arroz-doce deu origem a uma das primeiras receitas conhecidas noutros países com a designação “à portuguesa”.
É um doce popular e delicioso que faz parte das memórias de infância de grande parte de nós e que é sempre um grande sucesso entre os mais pequenos e os mais crescidos, quer se coma morninho acabado de fazer ou depois de arrefecido.
Ingredientes
1 chávena almoçadeira de arroz carolino (use sempre a mesma chávena como medida)
1 chávena e meia de água quente
1 pitada de sal
3/4 de chávena de açúcar
2 cascas de limão
1 pau de canela
1 litro de leite meio-gordo morno
1 colher de sopa de manteiga vegetal
4 gemas
canela em pó para polvilhar
Como se faz
Em lume brando, coza o arroz na água quente com uma pitada de sal, até absorver toda a água. Acrescente o açúcar, as cascas de limão, o pau de canela, o leite e a manteiga vegetal e mexa até dissolver o açúcar. Continue a mexer devagar até começar a ferver e a engrossar um pouco (cerca de 6 a 8 minutos).
À parte, desfaça bem as gemas com um garfo. Acrescente uma concha de sopa do preparado e misture muito bem (desta forma aquece as gemas impedindo que talhem quando as acrescentar no preparado ao lume).
Retire as cascas de limão e o pau de canela e acrescente as gemas em fio, mexendo sempre, em lume brando, até o preparado engrossar (mais 3 a 5 minutos). Retire do lume quando estiver mais ou menos cremoso a seu gosto. Verta em taças ou em pratos tradicionais e polvilhe com canela. Pode servir morno ou frio, é delicioso das duas formas.
Ver todos os artigos