Jogar - Aprender a ganhar e a perder

22, Fev 2022
Os jogos são um elemento essencial nos primeiros anos de vida das crianças. São geradores de grandes momentos de diversão, exercícios saudáveis que promovem a energia positiva. Mais ainda as situações de jogo ajudam as crianças a desenvolver aspetos importantes da sua personalidade e competências necessárias para a sua vida.
A jogar as crianças adquirem e desenvolvem regras sociais, que as vão ajudar no estabelecimento de relações interpessoais. Além disso, e pese embora não seja esse o objetivo primordial de jogar, as crianças desenvolvem naturalmente instinto de competição que, desde que devidamente esclarecido que o objetivo do jogo não é ganhar a qualquer custo, é saudável.
Ganhar e perder faz parte da vida

É natural que a criança fique aborrecida quando não consegue ganhar o jogo. Isso não é por si só um problema. As situações de perda devem ser transformadas em oportunidades de aprendizagem, que permitem desenvolver formas de abordar situações desafiantes e adversários.
Ganhar é sempre gratificante. No entanto, deve estimular-se uma competitividade saudável que gere o impulso de conseguir vencer obstáculos e ultrapassar as barreiras que surgem. Deve cuidar-se para que o desejo de vencer não seja exacerbado e que se transforme numa necessidade de vencer a qualquer custo. O adulto deve transmitir à criança que nem sempre conseguirá ser a melhor, e habituá-la a assumir as suas derrotas sem que isso promova insegurança ou baixa autoestima – Ganhar e perder faz parte da vida.
Os jogos permitem desenvolver estas competências de forma natural transmitindo o instinto de competição, de resistência às dificuldades, de respeito pelo outro, de valorização do esforço e empenho pessoal, do prazer de vencer desafios. Neste sentido, os jogos de equipa são uma boa opção, pois a competição baseia-se na cooperação entre grupos de crianças que competem entre si para desafios e objetivos comuns.
Bons perdedores e bons vencedores

A aprendizagem de perder e ganhar deve começar cedo e no ambiente familiar com a promoção de jogos em família que possam ser jogados por várias pessoas. Os adultos desempenham um papel fundamental, em especial no início, quando a criança encontra grandes dificuldades e pode sentir-se tentada a desistir, no sentido de estimular e promover a satisfação com estas atividades. Progressivamente a criança irá deixando de ganhar sempre e habituar-se-á a ganhar umas vezes e perder outras, e a entender que isso não tem qualquer significado especial além do próprio jogo.
Cabe aos adultos, aos pais, demonstrar que embora perdendo é bom jogar e participar pela partilha de bons momentos com as pessoas queridas. Jogos como o Dominó, o jogo da Glória, a Escondida são boas opções para os mais pequenos.
Respeitar as Regras

A vida em sociedade está repleta de regras e é importante que a criança comece a aprendê-las o mais cedo possível. Os jogos promovem grandes oportunidades de transmissão de regras pois têm o seu próprio conjunto de regras. O esforço na transmissão destas regras ajudará a criança a perceber que com esforço, empenho e cumprindo as regras irá progredir no sentido pretendido. Mais ainda analisar com a criança o que correu menos bem e procurar soluções ajuda-la-á a desenvolver a capacidade de reflexão.
Jogar envolve muitas vezes enfrentar desafios e resolver situações problemáticas. Estas situações vividas num ambiente protegido e apoiadas por adultos vão ajudar a criança a compreender que também na sua vida deve seguir regras, e que não deve desesperar por em determinado momento não conseguir obter algo que deseja.
Parabéns ao vencedor

Os jogos de interação preparam a criança para a vida em sociedade, ajudando a desenvolver competências de relacionamento com os outros, a comunicar e a aprender um conjunto de habilidades importantes para a partilha de situações de jogo, tais como: alegria, entusiasmo, autoestima, confiança, respeito, comunicação, comunhão de objetivos, criatividade e perseverança.
Permitem também ensinar à criança que em qualquer desafio os participantes devem cumprimentar-se no início e no fim, e que devem dar os parabéns ao vencedor. Hoje ganham uns, amanhã ganharão outros. Felicitar os vencedores é uma forma de demonstrar que sabemos estar à altura das circunstâncias. Por isso, “Parabéns ao vencedor!”
Quando a criança ganha deve ensinar-se a ter respeito e consideração pelos outros concorrentes. Deve transmitir-se o valor de que a vitória é uma recompensa, mas há mais que isso no jogo. Além do resultado é também importante o percurso, e nem sempre é possível ganhar. Isso não significa que a criança não é boa, nem que irá perder da próxima vez, deve continuar a esforçar-se e na próxima poderá correr melhor.
Ver todos os artigos