Sono do bebé

22, Fev 2022
Há bebés que adormecem como anjinhos enquanto outros parecem nunca querer dormir. Se para primeiros basta um pouco de cuidado e aconchego, para os segundos o desafio é maior pois se o bebé não dorme bem, os pais também não e toda a família entra num ciclo difícil de quebrar extremamente cansativo.
Há situações em que a falta de sono está relacionada com uma inadaptação do bebé ao ciclo circadiano, passando muitas vezes a maior parte do dia a dormir e estando vigilante durante a noite. É, por isso, necessário ensinar o bebé a dormir, estabelecendo rotinas.
Para que o bebé se adapte deve aprender a reconhecer as naturais diferenças entre dia e noite. A vida habitual da casa com os ruídos próprios do movimento durante o dia ajuda o bebé a perceber que há diferença em relação à tranquilidade da noite.
Da mesma forma a criação de rotinas, como por exemplo, banho, leitinho, muda da fralda e cama, ajudam o bebé a reconhecer o momento de dormir. Tendencialmente se a rotina acontecer no mesmo horário o bebé começará a sentir sono.
É claro que após todo o ritual há bebés que acordam e choram, outros que chamam pelos pais e outros, que sabendo já andar, fogem para a a cama dos pais. Com todos deve insistir-se na rotina habitual para criar o “bom comportamento” de dormir.
Se apesar de todos os esforços o bebé não conseguir dormir bem várias noites seguidas os pais devem consultar o médico.
Para além das rotinas, é importante que, a partir do final da tarde, o bebé esteja num ambiente calmo e não lhe sejam permitidas brincadeiras que a possam excitar.
Como agir:
  • Bebé até aos 3 meses – Crie uma rotina consistente para a hora de dormir, preparando o quarto do bebé para dormir (à noite; durante o dia não escureça o quarto nem evite os ruídos habituais). Nesta fase o bebé acorda a cada três horas para mamar e volta a adormecer. Quando completar seis meses deverá ter o seu relógio biológico adaptado ao ciclo circadiano.
  • Dos 3 aos 6 meses – Mantenha a rotina consistente que criou para a hora de dormir e acrescente algo novo como uma música de embalar ou um mimo de despedida, para que o bebé perceba que este sono é diferente dos outros.
  • Dos 6 aos 12 meses – Mantenha o ritual anterior e procure sair do quarto até o bebé adormecer, pois, desse modo, ele poderá prolongar esse tempo, mesmo que esteja a cair de sono.
  • A partir dos 12 meses – Provavelmente o seu bebé já consegue sair da cama sozinho e, ao acordar, tenderá a ir para o seu quarto. Evite que se habitue a ir para a sua cama, levantando-se sempre que o bebé se aproximar e levando-o para o quarto dele. Ele vai entender que terá de dormir na sua caminha e acabar por desistir.
Em jeito de conclusão o factor chave para o sucesso é a rotina, criar hábitos que o bebé reconheça e que lhe permitam entender o mundo. A sequência de actividades e a manutenção de horários dão segurança e uma noção de tempo.
Ver todos os artigos