Porquê amamentar?

22, Fev 2022
O aleitamento materno é o método de eleição de alimentação no início de vida. A amamentação reforça os laços entre mãe e filho.
O leite materno fornece todos os nutrientes que o bebé necessita nos primeiros seis meses de vida e continua a ser a principal fonte nutricional até ao ano de vida. Mais ainda com o leite materno o bebé recebe substâncias protectoras contra infeções, alergias e outras doenças, como fatores de crescimento, hormonas, imunoglobulinas, etc.
O aleitamento materno contribui para o crescimento e desenvolvimento saudáveis, para a saúde global do bebé, ajuda no desenvolvimento da fala, da visão e inteligência. Além disso, promove uma relação mais próxima entre mãe e filho, e facilita o desenvolvimento emocional saudável.
Quanto maior o período de aleiteamento materno maiores os benefícios, e estes permanecem muito para além da amamentação, refletindo-se mesmo até à vida adulta.
O leite materno adapta-se ao apetite e sede individual do bebé. Não é uma alimentação monótona pois o seu sabor varia, em função da alimentação da mãe, e a sua composição e quantidade variam também, ao longo da mamada, do dia e da vida do bebé, facilitando mesmo a introdução posterior da dieta familiar.
Algumas vantagens para o bebé:
  • Maior proteção contra algumas doenças e alergiasMaior resistência a diarreias, otites e infeções urinárias
  • Melhor desenvolvimento da visão
  • Menor probabilidade de obesidade
  • Melhor resposta às vacinas

Fonte: http://www.amamentar.net/MãesPais/Aleitamentomaternoporquêcomoequando/Porquêoaleitamentomaternoéimportante/tabid/163/Default.aspx


Ver todos os artigos