Melancolia pós-parto

22, Fev 2022
Sentir-se triste com um bebé acabadinho de chegar
Ter um bebé pode ser tanto emocionante como desgastante. Ele traz muita alegria, mas também pode desafiá-la de formas que nunca esperou. Logo após o parto, muitas mulheres sentem-se mal-humoradas e com vontade de chorar. Pode ser abençoada com um lindo bebé e um parceiro amoroso, e mesmo assim chorar por coisas que normalmente não a incomodariam.
Também pode sentir-se exausta, incapaz de dormir, presa, ou ansiosa. O seu apetite pode aumentar ou diminuir, ou pode sentir-se irritada, nervosa, preocupada em ser uma boa mãe, ou com medo de que a ser mãe nunca irá sentir-se melhor do que agora. Tranquilize-se: Todos esses sentimentos – conhecidos como melancolia pós-parto – são normais durante o primeiro par de semanas após o parto. Na verdade, até 80 por cento das novas mães experimentam-nos.
Causas e tratamento da depressão pós-parto
Após o nascimento, o seu corpo muda rapidamente. Os níveis hormonais caem, o leite vem e os seios podem ficar inchados e doridos, e você pode sentir-se exausta. Estas realidades físicas podem trazer a Melancolia pós-parto.
Os fatores emocionais também contribuem para isso. Pode sentir-se preocupada com o bem-estar do seu bebé, com a transição para a maternidade, ou com o ajustar à nova rotina. As novas responsabilidades podem parecer esmagadoras.
O lado bom é que a Melancolia pós-parto não é uma doença, e vai-se embora por conta própria. Não é necessário qualquer tratamento a não ser de apoio da família e amigos, descanso e tempo. A privação de sono pode piorar os sintomas pelo que deve fazer um esforço para descansar sempre que possível. Alguns minutos apenas podem fazer com que se sinta muito melhor.
Quando alguém que conhece tem Melancolia pós-parto
Parceiros, amigos e parentes: A melhor coisa a fazer é tranquilizar a nova mãe relembrando que muitas mulheres se sentem assim depois do parto. A mãe está exausta, insegura de si mesma, e, se for o primeiro filho, nunca fez nada disso antes. Não é à toa que se sente oprimida!
Basta ouvir, incentivar a chorar se for isso que precisa, relembra-la do maravilhoso trabalho que está a fazer. Procure que o número de visitantes seja o menor possível, anote os seus recados, faça o jantar, ajude a criar uma agenda e a definir prioridades – o que é menos importante e menos urgente pode esperar.
Dê-lhe permissão para cuidar de si mesma, também. Insista para que descanse o máximo possível, e ofereça-se para cuidar do bebé. Acima de tudo, demonstre que está lá para ela para tudo.
 
Melancolia pós-parto ou depressão pós-parto?
As pessoas muitas vezes confundem Melancolia pós-parto com depressão pós-parto, porque têm sintomas comuns. Como se distingue?
Se está nas primeiras duas semanas pós-parto, espere algum transtorno emocional. Mas se continuar a sentir-se desta forma por mais de 2-3 semanas após o parto consulte o seu médico e procure apoio profissional. Se tiver um histórico de depressão, ou tiver histórico de depressão na sua família, ou se os sintomas – como pensamentos ou sentimentos de ansiedade negativos – forem particularmente problemáticos procure ajuda também.
Ver todos os artigos