Com chupeta ou sem chupeta

22, Fev 2022
Muitas vezes na ecografia vemos o bebé a chupar no dedo, ainda no útero. Este instinto natural é muito forte em alguns bebés após o nascimento, que continuam dispostos a chuchar mesmo depois de comer.
Utilizar ou não a chupeta é uma escolha dos pais. Alguns recorrem a ela, por ser uma solução simples e prática para acalmar o bebé. Outros preferem não criar este hábito por questões estéticas ou de higiene.
Não existe uma razão física para não dar a chupeta ao bebé. No entanto, não se deve usar a chupeta antes de o bebé ter aprendido a pegar no peito, para não dificultar a aprendizagem, pois a chupeta gera movimentos da boca para chuchar ligeiramente diferentes daqueles que são necessários para chuchar no mamilo.
Não dê também a chupeta logo que o bebé termina de mamar. Ponha-o a arrotar, mude a fralda, dê-lhe mimos, embale-o e resolva as necessidades do bebé quando ele estiver impaciente. Assim terá um bebé menos dependente da chucha.
Muitas vezes há a preocupação de que a chupeta afeta o crescimento da dentição. Não há motivo para tal, os dentes definitivos só crescerão por volta dos 5 ou 6 anos de idade, muito depois do desaparecimento da chupeta. Há contudo, que ter em atenção o hábito de chuchar no dedo, que é com frequência mais difícil de resolver.
Ver todos os artigos