Bombas tira leite

22, Fev 2022
Se está a preparar o seu regresso ao trabalho, se necessita de descansar um pouco ou de viajar, deve considerar a possibilidade de utilizar um extrator de leite, a comummente chamada bomba tira leite. A sua utilização permite que o seu bebé continue a beneficiar do leite materno mesmo quando a mãe não está disponível.

Existem vários tipos de bombas para escolher e a seleção da mais correta para o seu caso ajudá-la-á a manter o fluxo regular de leite e prevenir ductos encaroçados ou infecções.

Seja qual for o tipo de bomba tira leite que escolher é boa ideia familiarizar-se com ela e tê-la a postos bem antes de retornar ao trabalho ou de deixar o seu bebé ao cuidado de outra pessoa.

Poderá começar a extrair leite e introduzir o biberão quando o seu bebé tiver entre 3 a 4 semanas de vida. Alguns bebés rejeitam o biberão se for introduzido mais tarde. Para que o seu bebé mantenha a aceitação ao biberão pode dar-lhe uma pequena quantidade de leite (alguns centilitros) no biberão a cada 3 ou 4 dias.

Tipos de bombas tira leite
Existem diversos estilos e modelos de bombas tira leite, mas agrupam-se em dois tipos principais: Bombas eléctricas e Bombas manuais. Algumas mulheres utilizam os dois tipos – um para a quantidade maior de leite a extrair e o outro para viagens curtas – mas a maioria prefere um ou outro.
Para perceber qual tipo é mais adequado para si apresentam-se aqui alguns casos:
Mães com dificuldades em amamentar Mães que necessitam de utilizar a bomba tira leite mais de uma vez por dia Mães que necessitam de utilizar a bomba tira leite uma vez por dia ou menos

Bombas tira leite elétricas de qualidade hospitalar


Bombas tira leite eléctricas de uso pessoal


Bombas manuais


Se nas primeiras semanas após o nascimento do bebé está a ter dificuldades em amamentar, se o seu bebé não está a ser capaz de obter leite em quantidade suficiente e estimular a produção de mais, poderá ser recomendada a utilização deste tipo de bomba.

Se o bebé for prematuro, se necessitar de cuidados médicos especiais ou se a mãe tiver alguma condição médica que afete a quantidade de leite produzida, provavelmente será este o tipo de bomba utilizado.

Um modelo de bomba de qualidade hospitalar com set de recolha duplo tem ciclo rápido de estimulação e extração que retira o leite aproximadamente ao mesmo ritmo que o bebé. O set de recolha duplo permite extrair os dois seios ao mesmo tempo, reduzir o tempo de extracção e efectuar uma extração mais eficaz.


Por serem mais portáteis, as bombas eléctricas de uso pessoal são populares entre as mães que retornam ao trabalho a tempo inteiro, ou que necessitam de estar afastadas dos seus bebés por longos períodos.

Habitualmente estas bombas são automáticas ou semiautomáticas, com ciclos estimulação-extração rápidos e níveis de sucção ajustáveis (para prevenir o desconforto do mamilo). E destinam-se a mulheres com uma fonte de leite bem estabelecida.

Alguns modelos procuram mimetizar o comportamento do bebé, variando a velocidade e força de sucção. Esta funcionalidade pode tornar o bombeamento mais confortável, mas isso não significa que produzirá mais leite.


Estas bombas são adequadas para utilizações pontuais, por exemplo se pretender deixar o seu bebé com os avós e não quiser recorrer a leite adaptado.

São mais portáteis e mais acessíveis que os modelos referidos anteriormente. Em contrapartida geralmente é necessário mais tempo e mais esforço para as usar.

As bombas manuais normalmente exigem que se aperte um pistão ou alavanca para criar vazio e assim bombear.

Enquanto a maioria das mães que precisam extrair leite regularmente optam para um modelo elétrico mais eficiente, algumas mulheres elogiam simplicidade de bombas manuais e de tamanho conveniente. Há mães que dizem que algumas bombas manuais dão uma sensação mais natural e mais próxima do que faz o bebé e que gostam de ser capazes de controlar a sucção com a mão.

As Bombas manuais são, geralmente, mais acessíveis, mais pequenas, mais leves e mais silenciosas que as bombas elétricas.

Notas de segurança importantes
Embora possa ser tentador partilhar ou pedir uma bomba de amigos ou comprar uma usada, os especialistas em aleitamento materno recomendam muita precaução. O leite materno pode transportar bactérias e vírus – incluindo hepatite, HIV e citomegalovírus – que podem contaminar as bombas e passar a infecção para si e para o seu bebé.
Como podem cair gotas de leite nas partes internas das bombas, a simples utilização do seu próprio set de recolha não as torna necessariamente seguras.
As bombas projetadas para várias utilizadoras, como bombas destinadas a aluguer e bombas de qualidade hospitalar, não têm este problema. São projetadas de forma a evitar que o leite materno chegue ao interior da bomba. Nessa situação a utilização do seu próprio set de recolha basta para garantir total segurança.
No que se refere às bombas manuais estas podem não ser tão eficazes porque os seus componentes vão perdendo força e os selos deterioram-se com o tempo, duas questões que podem levar a uma perda de sucção.
Quando utilizar apenas um lado de uma bomba dupla, certifique-se que selou o que não está a utilizar. Não o fazer é um erro comum que reduz a capacidade de sucção da bomba, que pode conduzir a uma queda na produção de leite.
Se não pretende utilizar a bomba em algumas horas, limpe as peças da bomba com água e sabão neutro. Retire todas as peças amovíveis da bomba e lave-as.
Se tiver resíduos de leite nos tubos, limpe-os de acordo com as instruções do fabricante. Na maioria das vezes pode usar água morna e um detergente suave. Certifique-se que secou os tubos completamente antes de voltar a colocá-los na bomba.
Características importantes
  • Controlo de sucção ajustável: o nível de sucção confortável para uma mulher pode ser tortura para outra. Escolha uma bomba que permita regular a sucção para o seu conforto.
  • Eficiência: Se tem pouco tempo – e que mãe é que não tem? – provavelmente vale a pena pagar um pouco mais por uma bomba com maior capacidade de sucção ou bombeamento duplo. Um modelo que lhe permite bombear as duas mamas ao mesmo tempo pode reduzir a metade o tempo de bombeamento: de cerca de 30 minutos para ambas as mamas para cerca de 15 minutos. O bombeamento duplo também aumenta a produção de leite, pois esvazia ambas as mamas mais completamente.
  • Facilidade de uso: procurar uma bomba fácil de usar, limpar e montar
Acessórios a experimentar

O uso de alguns acessórios podem ajudá-la a usar a sua bomba de forma mais eficiente e mais confortável. Por exemplo:
  • Um sutiã de aleitamento ou banda sustem um frasco de colheita em cada mamilo libertando as suas mãos enquanto extrai ambas as mamas.
  • Sacos de armazenamento ou recipientes para recolher, armazenar e congelar o leite.
  • Sacos de limpeza para micro-ondas permitem esterilizar as peças da bomba no microondas.
  • Discos de proteção para mamilos.
Os produtos seguintes também podem ser úteis:
  • Pacotes de gel para colocação dentro do sutiã de amamentação. Podem ser usados a quente ou a frio para aliviar seios inchados e doridos.
  • Pomada de lanolina para aliviar os mamilos gretados.
  • Almofadas de amamentação descartáveis ou laváveis para absorver o leite de seios gotejantes e evitar manchas na roupa.
O que procurar

A multiplicidade de tipos de bomba tira-leite existentes no mercado reflete as muitas necessidades individuais das mulheres lactantes, e o que funcionou bem para sua mãe ou para uma amiga pode não funcionar bem para si. A escolha da bomba mais adequada para si deve ser feita após considerar as suas necessidades e avaliando todas as opções.
A seguir estão alguns pontos a considerar ao escolher uma bomba:

Como pretende usar a bomba?

Vai utilizar a bomba para complementar a amamentação?

Pretende bombear e armazenar vários recipientes de leite?

Vai voltar ao trabalho?

Vai estar longe do seu bebé vários dias?

Quanto tempo vai demorar a extrair o leite?

A quantidade de tempo de extração varia de bomba para bomba, mas certos tipos de bombas são mais fáceis de usar e permitem extrair o leite mais rapidamente.
Se tenciona utilizar a bomba no trabalho ou não tem muito tempo para a extração, considere utilizar uma bomba elétrica. Uma bomba de recolha dupla (que extrai leite dos dois seios ao mesmo tempo) também pode diminuir a quantidade de tempo, porque ambas as mamas podem ser esvaziadas ao mesmo tempo.
As instruções da bomba são fáceis de perceber?
Se possível, reveja as instruções incluídas com várias bombas diferentes e a escolha de uma bomba que é fácil de montar, usar e limpar.
Necessita de uma bomba fácil de transportar?
Se viaja com frequência, ou vai utilizar a bomba tira-leite no trabalho, considere a compra de uma bomba leve que se transporte facilmente.
Se tenciona usar a bomba sempre no mesmo lugar não precisa se preocupar sobre a facilidade de transporte.
O tamanho do funil é adequado?
Certifique-se de que a abertura do funil é o tamanho correto para si. Você deve poder colocar confortavelmente o mamilo dentro no centro do funil.
A maioria das bombas é comercializada com um tamanho médio de funil. Antes de comprar uma bomba, verifique no site do fabricante para ver se pode substituir os funis por um tamanho ou textura diferente que seja confortável para si.
Ver todos os artigos