Abordagens para problemas na hora de deitar

22, Fev 2022
O que fazer quando o seu filho continua a acordar durante a noite – e sabe que tem idade suficiente para dormir toda a noite? Se quer que durma toda a noite sem chamar por si, o mais importante é certificar-se de que aprende a adormecer sozinho – encontrando o seu polegar, com um objeto transicional, ou de alguma outra forma. A maioria dos especialistas concorda que deve tentar evitar que o seu filho se torne dependente de condições externas, tais como música, iluminação e alimentação para adormecer; se o faz, provavelmente precisará das mesmas coisas todas as vezes que acordar durante a noite.
Se o seu filho não dorme toda a noite, há uma variedade de abordagens que pode tentar.
• Abordagem 1
Desde que deite o seu filho na hora adequada para dormir, pode fazer o que lhe parece que vai ajudá-lo a voltar a dormir, como embalar no colo ou passear até adormecer. Se a sua rotina da hora de dormir for consistente, o acordar durante noite deve diminuir em algumas semanas. Se isso não funcionar, tente uma verificação de rotina: se o seu filho está a chorar, vá ao seu quarto. Dê-lhe uma palmadinha nas costas e diga-lhe que está tudo bem, mas que é hora de dormir. Não pegue no colo ou dê muitos mimos, seja gentil mas firme. Saia. Aguarde cerca de cinco minutos e verifique novamente. Faça isto repetidamente, até que adormeça, aumentando o tempo entre cada visita.
• Abordagem 2
Ajude a criança a fazer associações apropriadas para a hora de dormir, criando uma rotina consistente antes de dormir. Certifique-se de que o seu filho adormece sozinho – sem si, sem um boneco ou biberão. Embora resultem no curto prazo, estes métodos podem ensinar o seu filho a depender deles para dormir, em vez de adormecer por conta própria. Se não adormece, tente deixar chorar por intervalos de tempo progressivamente mais longos, começando em cinco minutos, aumentando para 10 e assim por diante. Entre os intervalos, pode despender cerca de dois a três minutos com seu filho, tranquilizando-o a falar com ele e possivelmente dando-lhe uma palmadinha costas. Não pegue nele nem o embale ao colo.
• Abordagem 3
Veja que horas são quando a criança mostra sinais de sonolência – e faça desse o seu horário regular para deitar e dormir. Planeie uma rotina tranquila para a hora de dormir e discuta-a com a criança, para que entenda o que vai fazer, quando e porquê. Seja qual for a decisão, a rotina deve terminar com a criança calma e acordada no seu berço, para que possa adormecer por ela. Se a criança acorda durante a noite, não pegue nela nem a traga para o seu quarto. A criança precisa de aprender a adormecer novamente sozinha, mesmo que isso signifique que no início chore um pouco. Conforte-a por um curto espaço de tempo e volte novamente a cada cinco a 10 minutos até que adormeça.
• Abordagem 4
Pode ajudar o seu filho com técnicas de autocompensação dando-lhe um peluche ou um cobertor e ajudando-o a encontrar o seu polegar. Siga uma rotina de dormir em que o apoio seja reconfortante. Se começar a chorar durante a noite, altere o seu ritmo de sono acordando-o antes da sua hora de dormir. Dê-lhe amor e carinho, alimente-o se necessário, e deite-o novamente, tranquilizando-o porque está com ele.
• Abordagem 5
Tente alterar a sesta da tarde para um momento anterior e, se necessário, obrigue-o a acordar mais cedo. Mantenha a rotina antes de dormir. Outras maneiras de ajudar a criança a dormir são deitar-se com ela, fingir que está a dormir, ou uma abordagem de trabalho, de adulto responsável: Prepare-se para a cama e faça a sua própria rotina diária.
Eventualmente cairá no sono enquanto o observa a si. Se acordar durante a noite, não o deixe ficar a chorar. Em vez disso, tente encontrar a razão por que está acordado (como uma fralda suja, fome, está aborrecido por conta das rotinas do dia, nariz entupido ou até mesmo um pijama com um tecido irritante). Aumente o seu grau de intervenção e a ligação a si durante do dia e deixe o pai desempenhar o papel de cuidador durante a noite, para que ambos os pais ajudem a criança a dormir. Se a criança tem sido um dorminhoco consistente, mas está a passar por uma fase de grande desenvolvimento, é natural que acorde mais vezes durante a noite. Quando isso acontecer, tente adormecê-la novamente sem a tirar do berço. Em vez disso, dê-lhe palmadinhas nas costas, fale calmamente e cante. Pode considerar levá-la para a sua própria cama.
Não há nenhuma forma certa de encorajar o seu filho a deitar-se e a dormir durante a noite. Precisa de escolher uma abordagem que resulte para si e para a sua família.
Ver todos os artigos